Rua Flórida, 1.758 - Conjunto 21 - 2º andar – CEP: 04565-001 - Cidade Monções - São Paulo/SP

Realizado anualmente, o processo de avaliação Melhores em Gestão® premia empresas nível classe mundial e ocupa uma posição central na missão da FNQ, de estimular e apoiar as organizações para o desenvolvimento e a evolução de sua gestão, por meio da disseminação dos Fundamentos da Gestão para Excelência, para que se tornem sustentáveis, cooperativas e gerem valor para a sociedade.

O processo de avaliação premia as organizações que são referência em gestão para excelência no Brasil. Ele visa estimular o desenvolvimento do País, promover a melhoria da qualidade da gestão e o aumento da competitividade das organizações.

No processo de premiação, há a divulgação de uma lista com distinção às organizações consideradas referência em gestão para excelência no Brasil.

Candidatar-se ao Melhores em Gestão® auxilia a organização na realização de uma profunda análise de sua gestão, efetuada por avaliadores capacitados pela FNQ, guiados por um rigoroso código de conduta ética.

NOVIDADES DO CICLO 2019
Para o ciclo de 2019, teremos algumas alterações no processo.
A principal delas diz respeito à flexibilização do cronograma de avaliação. Não haverá mais um cronograma fixo. A partir da abertura das inscrições, a organização poderá escolher o melhor período para realizar a avaliação, incluindo os dias de visita, sendo

introdução-cursos-palestras-fnq

viável sua participação durante todo o ano, no momento que for mais oportuno para ela. Haverá, ainda, uma data-limite para o término das avaliações, no final do ano, para que sejam selecionadas as candidatas ganhadoras do ciclo.

Outra novidade diz respeito à forma de reconhecimento. A lista de reconhecidas passará a ser categorizada em Ouro, Prata e Bronze, de acordo com a pontuação e o atendimento aos critérios para o reconhecimento. Haverá, ainda, o Destaque ODS, que será concedido entre as empresas da lista. Também teremos a Menção Especial para as organizações que ficarem no limite da faixa de corte e que atenderem aos demais requisitos de reconhecimento.

objetivo-cursos-palestras-fnq

O objetivo da premiação Melhores em Gestão® é fornecer, ao final da avaliação, para cada organização participante, um Diagnóstico de Maturidade da Gestão (DMG), contendo a pontuação obtida e sumário executivo com os eixos potencializadores e fragilizadores em relação ao Modelo de Excelência da Gestão® (MEG), reconhecido internacionalmente.

O processo de premiação tem, também, como objetivos:

  • Estimular o desenvolvimento cultural, político, científico, tecnológico, econômico e social do Brasil, por meio da melhoria da gestão das organizações do País;
  • Conceder e divulgar reconhecimento público e notório às organizações contempladas na lista do Melhores em Gestão®.

Ao participar do processo de avaliação e premiação, a organização estrutura seu modelo de gestão, considerando, além dos melhores processos gerenciais destacados no Modelo de Excelência da Gestão® (MEG), a integração dos diversos modelos aplicados na empresa para o alcance de resultados mais competitivos e sustentáveis.
Além disso, destacamos:

  • A aplicação dos Fundamentos da Gestão para Excelência;
  • A visão sistêmica da organização com foco em resultados;
  • A maior cooperação interna, com a mobilização e o comprometimento das pessoas envolvidas;
  • A identificação de eixos potencializadores e de eixos fragilizadores da gestão;
  • O reconhecimento do mercado e da sociedade.
benefícios-cursos-palestras-fnq
público-alvo-cursos-palestras-fnq

Podem participar da premiação Melhores em Gestão® e são elegíveis, organizações:

  • Nacionais ou multinacionais, de sociedades de economia mista, abertas ou não, limitadas ou com outras formas legais, inclusive as unidades autônomas de uma organização maior.

O processo do Melhores em Gestão® consiste em sete etapas (veja abaixo), todas elas detalhadas no Regulamento do Prêmio, lançado a cada ciclo do reconhecimento, que tem por objetivo orientar sobre as formas de participação no processo e quanto aos procedimentos para inscrição e candidatura, incluindo o preenchimento da autoavaliação e o envio de documentos obrigatórios e de informações complementares.

Com o objetivo de promover uma melhor compreensão do processo e dos termos apresentados, o Regulamento deve ser usado em conjunto com o “Modelo de Excelência da Gestão® (MEG) – Guia de Referência da Gestão para Excelência – 21ª edição” e o “Modelo de Excelência da Gestão® (MEG) – Instrumento de Avaliação da Maturidade da Gestão – 21ª edição”, disponíveis para aquisição na loja da FNQ no portal.
Confira as sete etapas:

  • Inscrição;
  • Envio de informações complementares;
  • Análise prévia de todas as informações;
  • Visita às instalações;
  • Entrega do Diagnóstico de Maturidade da Gestão (DMG);
  • Banca de Juízes (definição das ganhadoras);
  • Evento de premiação.
participar

Depois de 25 anos de uma exitosa trajetória do Prêmio Nacional da Qualidade® (PNQ), o Melhores em Gestão® chegou para democratizar a participação detodas as organizações, simplificando o processo, porém, aprofundando a análise feita pelabanca de avaliadores.

Contudo, a história de sucesso do PNQ e das dezenas de organizações que passaram pelos palcos da FNQ para levantarem seus troféus de empresas consideradas Classe Mundial está para sempre registrada.

Em 1991, foi constituído um grupo de estudo para elaborar o PNQ, composto por 28 membros de várias empresas e entidades. Como fruto dessa dedicação, foi concebido o prêmio anual PNQ, concedido a organizações brasileiras que se destacavam na obtenção e no gerenciamento da qualidade. Foi projetado para prover o mais alto nível de reconhecimento nacional que uma empresa poderia receber pelas suas conquistas na melhoria da qualidade.

O Prêmio foi criado, ainda, para promover a conscientização para a qualidade e facilitar a transmissão de informações e conceitos relativos às práticas e técnicas de qualidade bem-sucedidas.

pnq-fnq

Veja alguns números dos 25 anos de PNQ:

  • 25 ciclos de premiação
  • 508 organizações candidatas
  • 651 Diagnósticos de Maturidade da Gestão (DMG)
  • 237 empresas visitadas
  • 13.418 candidatos a avaliadores do PNQ
  • 6.993 membros da Banca do PNQ com mais de 358 mil horas de trabalho voluntário

EMPRESAS RECONHECIDAS

Conheça as organizações reconhecidas desde 1992, quando foi instituído o Prêmio Nacional da Qualidade® (PNQ), até os dias de hoje, com o Melhores em Gestão®.


Desde 2017, a premiação da FNQ é o Melhores em Gestão, que possui uma categoria apenas: PREMIADA. Não há mais Finalista e Destaque.

DEPOIMENTOS

melhores-em-gestão-fnq-pnq
Destaque Melhores em Gestão® 2017
Copel Distribuição

Somos honrados em fazer parte do seleto grupo das organizações melhores em gestão. Nossa trajetória exitosa teve início em 2001, ao participarmos do PNQ. Reconhecemos a FNQ como uma entidade indispensável para mudar o País.